0
Como sobreviver à timidez
Posted by Fernanda
on
12:02
in
Timidez
Há muitas pessoas que são tímidas e ouvem de seus parentes e amigos que não podem ser assim, que têm que ser mais abertos. Atualmente ser tímido tem sido visto como um ponto negativo na vida profissional, na vida estudantil - na hora de se falar em público, apresentar um trabalho -, porém acho que a timidez é algo que faz parte da personalidade de cada um e que, assim como qualquer característica do ser humano, pode ser trabalhada.
Há pessoas que se sentem à vontade para falar em público, que não se sentem perturbadas diante de ambientes e gente que não conhece, mas também há aqueles que não se sentem à vontade em situações desse tipo – o tímido.
A Wikipédia define a timidez como o “desconforto e a inibição em situações de interação pessoal que interferem na realização dos objetivos pessoais e profissionais de quem a sofre”, porém eu acho que ser tímido não é um problema.
Segundo Bernardo Carducci (Shyness: The New Solution, in Psychology Today, Janeiro de 2000), 75% das pessoas apresentam condutas tímidas diante de estranhos. Isso quer dizer que três entre quatro pessoas têm dificuldade para se relacionar plena e objetivamente na sociedade.
A timidez é um mecanismo de defesa. O indivíduo se guarda diante de pessoas e situações que não conhece, mas com o tempo, as barreiras do tímido vão se atenuando, e é quando aquele seu amigo mais quieto começa a se soltar.
Por outro lado, a timidez pode se tornar um problema quando atrapalha a pessoa quanto às suas realizações, atividades do dia-a-dia e vontades.
O medo, a ânsia e o preconceito são responsáveis por 90% do sofrimento humano.Todas as pessoas, indistintamente, convivem com estes sentimentos a vida inteira. A diferença fica por conta da maneira como cada pessoa reage a eles.
Ainda segundo a Wikipédia,” a timidez é um padrão de comportamento em que a pessoa não exprime (ou exprime pouco) seus pensamentos e sentimentos e não interage ativamente e embora não comprometa de forma significativa a realização pessoal, constitui-se em fator de empobrecimento da qualidade de vida. “
Quando alguém deixa de demonstrar aquilo que sente - apesar da vontade de dizer-, dar opiniões ou deixa de fazer algo que gostaria por sentir vergonha ou por se preocupar com o que os outros vão pensar, esse sentimento passa a interferir nos relacionamentos que você tem com as pessoas que estão à sua volta.
É ai que você tem que procurar entender de que forma isso influencia a sua vida e se a timidez representa um problema para você ou não. Há profissões nas quais você não precisará ser tão articulado ou falar em público,como o pessoal que trabalha com programação por exemplo; mas caso você tenha optado por ser jornalista, professor, advogado, apresentador(a), secretária,locutor(a), ator, atriz...saiba que é importante que você procure se desenvolver quanto a essa parte.
Se você constatar que isso tem te atrapalhado, trabalhe a timidez procurando se colocar com a ajuda de amigos em situações que te provocam esse medo mas que, ao mesmo tempo, te ajudem a perceber o quanto essas situações são triviais. Outra boa opção é fazer alguma atividade na qual você possa interagir socialmente como aulas de teatro, barman, culinária, violão ou desenho. Também há profissionais que dão palestras sobre o assunto e aulas sobre como falar em público.
Postar um comentário