Sobre o blog

O Pequeno Manual de Sobrevivência foi pensado como um blog que procura dar uma pequena ajuda no dia-a-dia através de textos sobre bem-estar, relacionamentos, pensamentos, questões do dia-a-dia ...

...ou posts mais simples que podem ajudar você na hora de escolher bons livros, filmes, produtos e bons programas, tudo para ajudá-lo a sobreviver na cidade, vivendo bem e, de preferência, sem gastar tanto!

O Pequeno Manual cabe no seu bolso e pode ser usado a qualquer hora! Seja bem vindo e sinta-se à vontade!































0

Stress

Posted by Fernanda on 22:56



O stress tem sido um problema muito presente no dia-a-dia das pessoas e foi por isso que quis escrever sobre esse assunto hoje. O stress aparece por causa de situações e preocupações que nos deixam tensos. A palavra stress inclusive foi emprestada do termo físico que corresponde a carga, tensão, desgaste dos materiais.

Segundo a Wikipédia (que vocês vão acabar percebendo com o tempo que é uma fonte de pesquisa que eu adoro usar para textos assim...) stress pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais de uma incapacidade de distinguir entre o real e as experiências e expectativas pessoais. Pela definição, stress inclui a resposta de componentes físicos e mentais.

Quando nos sentimos stressados, o corpo passa a responder através de uma quebra da homeostase (equilíbrio) do nosso organismo e então começam as dores de cabeça, o estômago dói...
Assim como no post anterior, sobre o mau humor, a parte psicológica também nos responde: nos sentimos irritados, sofremos com a falta de atenção, passamos a sentir vontade de dormir o tempo todo, ou então aparecem problemas de sono que não nos deixam dormir.

Se você observar, muitas pessoas acabam recorrendo a substâncias como o café, cigarro, álcool, a fim de tentar estabelecer um equilíbrio com o corpo de uma forma mais imediata ou pelo menos compensar as frustrações do dia-a-dia. Por que isso acontece?

Segundo a colocação dada ao estresse por Hans Selye, num congresso realizado em Munique, em 1988, "o estresse é o resultado do homem criar uma civilização, que, ele, o próprio homem não mais consegue suportar"

Hoje em dia, temos tão pouco tempo para fazer tudo que acabamos abrindo mão de nossos sonhos, abrindo mão de nós mesmos e de nossas vontades. Há horas em que não suportamos mais estudar, pegar trânsito, trabalhar, provar a cada segundo para todos à nossa volta o quanto somos bons profissionais, bons filhos, bons pais...

A cada dia, sentimos que vamos nos afastando mais daquilo que verdadeiramente queremos e da pessoa que verdadeiramente somos, e isso nos deixa angustiados.
Quando o stress é proveniente desse tipo de angústia, nada melhor do que tirar um tempo para si mesmo, seja para descansar ou fazer algo que você queira porque essas situações provocam um aborrecimento tão grande que às vezes é bom recorrer a pequenos prazeres.

Se você está sempre ocupado e nunca tem tempo para você, ninguém vai fazer esse tempo surgir, a não ser você mesmo. O tempo ocioso tem que ser colocado na agenda também como parte do seu dia-a-dia, caso contrário ele não aparecerá nunca.
O stress também é um tipo de indicação de que precisamos parar um pouco. É preciso ter um tempo para procurar entender o que está acontecendo dentro de nós e à nossa volta, afinal o stress não é o fato em si, mas sim a percepção que temos daquilo que aconteceu e é preciso saber porque nos sentimos assim e o que podemos fazer para nos sentirmos melhor.

Por que me sinto tão stressado? Que sentido há em trabalhar em algo que não gosto? O que posso fazer para mudar minha situação?

Muitas vezes, é bom olhar para trás quando nos sentimos perdidos em relação a quem somos ou ao que buscamos. Se for esse o seu caso, sentar para conversar com os amigos de infância que você nunca mais viu, telefonar para parentes de quem você não soube mais ou então fazer uma visita no colégio onde você estudava quando pequeno pode ser muito agradável , e se não for, pelo menos pode ajudar você a entender essas questões. Outra opção é procurar profissionais que possam trabalhar essas questões com você através de terapias ( talvez isso seja um assunto legal para um post)

Antes de terminar, não poderia deixar de falar sobre o stress que aparece em função de situações com as quais não sabemos lidar, preocupações quanto ao futuro, perdas... Embora sejam situações diferentes umas das outras, todas elas estão relacionadas ao medo.

O ser humano tem medo daquilo que não conhece e acaba sofrendo por antecipação ao se preocupar com fatos que podem nem acontecer. Quando nossos pensamentos se voltam sempre para o futuro, projetamos nossas expectativas sempre no amanhã e deixamos de olhar para as coisas que estão acontecendo AQUI, AGORA.

Tudo o que sabemos e que temos diante de nós nesse momento é apenas o presente. Ninguém sabe o que vem pela manhã, então não se esqueça de viver o agora e procure não levar as coisas tão a sério o tempo todo.

Não é fácil, é um aprendizado... mas com o tempo, você não vai se sentir tão stressado, vai aproveitar mais as horas que estiver com sua família , com os amigos, com a pessoa amada ou simplesmente com você mesmo.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Pequeno manual de sobrevivência All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates