Sobre o blog

O Pequeno Manual de Sobrevivência foi pensado como um blog que procura dar uma pequena ajuda no dia-a-dia através de textos sobre bem-estar, relacionamentos, pensamentos, questões do dia-a-dia ...

...ou posts mais simples que podem ajudar você na hora de escolher bons livros, filmes, produtos e bons programas, tudo para ajudá-lo a sobreviver na cidade, vivendo bem e, de preferência, sem gastar tanto!

O Pequeno Manual cabe no seu bolso e pode ser usado a qualquer hora! Seja bem vindo e sinta-se à vontade!































0

Como sobreviver à timidez

Posted by Fernanda on 12:02 in



Há muitas pessoas que são tímidas e ouvem de seus parentes e amigos que não podem ser assim, que têm que ser mais abertos. Atualmente ser tímido tem sido visto como um ponto negativo na vida profissional, na vida estudantil - na hora de se falar em público, apresentar um trabalho -, porém acho que a timidez é algo que faz parte da personalidade de cada um e que, assim como qualquer característica do ser humano, pode ser trabalhada.

Há pessoas que se sentem à vontade para falar em público, que não se sentem perturbadas diante de ambientes e gente que não conhece, mas também há aqueles que não se sentem à vontade em situações desse tipo – o tímido.

A Wikipédia define a timidez como o “desconforto e a inibição em situações de interação pessoal que interferem na realização dos objetivos pessoais e profissionais de quem a sofre”, porém eu acho que ser tímido não é um problema.

Segundo Bernardo Carducci (Shyness: The New Solution, in Psychology Today, Janeiro de 2000), 75% das pessoas apresentam condutas tímidas diante de estranhos. Isso quer dizer que três entre quatro pessoas têm dificuldade para se relacionar plena e objetivamente na sociedade.

A timidez é um mecanismo de defesa. O indivíduo se guarda diante de pessoas e situações que não conhece, mas com o tempo, as barreiras do tímido vão se atenuando, e é quando aquele seu amigo mais quieto começa a se soltar.
Por outro lado, a timidez pode se tornar um problema quando atrapalha a pessoa quanto às suas realizações, atividades do dia-a-dia e vontades.

O medo, a ânsia e o preconceito são responsáveis por 90% do sofrimento humano.Todas as pessoas, indistintamente, convivem com estes sentimentos a vida inteira. A diferença fica por conta da maneira como cada pessoa reage a eles.

Ainda segundo a Wikipédia,” a timidez é um padrão de comportamento em que a pessoa não exprime (ou exprime pouco) seus pensamentos e sentimentos e não interage ativamente e embora não comprometa de forma significativa a realização pessoal, constitui-se em fator de empobrecimento da qualidade de vida. “

Quando alguém deixa de demonstrar aquilo que sente - apesar da vontade de dizer-, dar opiniões ou deixa de fazer algo que gostaria por sentir vergonha ou por se preocupar com o que os outros vão pensar, esse sentimento passa a interferir nos relacionamentos que você tem com as pessoas que estão à sua volta.

É ai que você tem que procurar entender de que forma isso influencia a sua vida e se a timidez representa um problema para você ou não. Há profissões nas quais você não precisará ser tão articulado ou falar em público,como o pessoal que trabalha com programação por exemplo; mas caso você tenha optado por ser jornalista, professor, advogado, apresentador(a), secretária,locutor(a), ator, atriz...saiba que é importante que você procure se desenvolver quanto a essa parte.

Se você constatar que isso tem te atrapalhado, trabalhe a timidez procurando se colocar com a ajuda de amigos em situações que te provocam esse medo mas que, ao mesmo tempo, te ajudem a perceber o quanto essas situações são triviais. Outra boa opção é fazer alguma atividade na qual você possa interagir socialmente como aulas de teatro, barman, culinária, violão ou desenho. Também há profissionais que dão palestras sobre o assunto e aulas sobre como falar em público.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Pequeno manual de sobrevivência All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates