Sobre o blog

O Pequeno Manual de Sobrevivência foi pensado como um blog que procura dar uma pequena ajuda no dia-a-dia através de textos sobre bem-estar, relacionamentos, pensamentos, questões do dia-a-dia ...

...ou posts mais simples que podem ajudar você na hora de escolher bons livros, filmes, produtos e bons programas, tudo para ajudá-lo a sobreviver na cidade, vivendo bem e, de preferência, sem gastar tanto!

O Pequeno Manual cabe no seu bolso e pode ser usado a qualquer hora! Seja bem vindo e sinta-se à vontade!































0

Programação de férias - o que fazer em São Paulo

Posted by Fernanda on 20:22 in

foto tirada de cima do prédio Banespa
fonte:arquivo pessoal

Nunca o mês de julho foi tão esperado por mim... Após 5 anos sem tirar férias, estou aproveitando o tempo que tenho para dormir até o meio-dia, assistir TV até tarde e sair de vez em quando rs.

Alguns dias da semana, não tem muita coisa para fazer, então pensei em ajudar quem é de São Paulo a sobreviver a esses dias de ócio, postando alguns lugares onde você pode ir sozinho ou com os seus amigos.

O texto de hoje é sobre alguns lugares situados na área do centro de São Paulo e suas proximidades, primeiro porque o acesso através de ônibus e metrô acaba sendo mais fácil, e segundo, porque eu acho importante que as pessoas visitem o centro e aproveitem o que ele tem de melhor a oferecer.

Quem quiser, também há a opção de fazer um passeio similar a vários pontos de São Paulo através da Associação Viva o Centro. Através do site deles, você poderá ver o roteiro e pegar os telefones para saber os preços:

http://www.vivaocentro.org.br/bancodados/roteiro_turistico/index.htm

Se o seu problema é dinheiro, no site deles tem também uma lista de teatros, templos, museus, edifícios históricos, etc, que você pode visitar por conta própria.




Shopping Light


Talvez pareça bobo sugerir que você vá a um shopping no centro da cidade, sendo que provavelmente há algum shopping bem mais perto da sua casa, mas o Shopping Light não é apenas um lugar para se fazer compras. Além de ter um papel histórico, ele tem fácil acesso (próximo ao Metrô Anhangabaú) e se localiza em uma área próxima a outros lugares que você pode visitar, como o Viaduto do Chá e o Teatro Municipal.

Antigamente, o prédio era a sede das companhias elétricas Light e Eletropaulo e teve que ser adaptado para abrigar o novo tipo de uso sem tirar as características originais do edifício. O processo de transformação do prédio em shopping levou 10 anos até que fosse terminado, simultaneamente à sua reforma. O banheiro e os elevadores do projeto original foram mantidos, havendo apenas a colocação de bacias novas ao lado das antigas.

O shopping possui 6 pavimentos e 100 lojas, além de praça de alimentação e estacionamento.

Horário: de segunda a sexta, das 10h às 21h, e sábado, das 10h às 19h
Esquina da Rua Xavier de Toledo com o Viaduto do Chá, tel.: 3257-2299
Próximo ao Metrô Anhangabaú
Site: www.shoppinglight.com.br




Teatro Municipal

O Teatro Municipal tem na sua arquitetura o espírito da São Paulo dos anos de 1900, que procurava investir em uma construção suntuosa a fim de equiparar-se ao que estava sendo feito no exterior em termos de arquitetura. Buscando essa suntuosidade, o Teatro Municipal possui estilo arquitetônico eclético, presente na Europa desde a segunda metade do século XIX e foi inspirado na Ópera de Paris .

Antigamente o teatro era voltado apenas para óperas e concertos, mas com o tempo ele passou a abrigar apresentações de vários tipos. As visitas monitoradas estão suspensas por enquanto, por causa da restauração da arquitetura, mas se quiser assistir alguma apresentação, fique atento aos preços e à programação do Teatro através do site deles.

Praça Ramos de Azevedo - Centro (Metrô República ou Anhangabaú)
Tel.:(11) 3222-8698(11) 3222-8698
Site: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/teatromunicipal/
Horário: Bilheteria de segunda a sexta das 10h às 19h e finais de semana das 14h às 17h






Mercado Municipal Paulistano – Mercadão

O Mercado Municipal, também conhecido como Mercadão, é um dos points paulistanos mais visitados por profissionais e pessoas que apreciam culinária.
Há tantos sabores, cores e cheiros em um lugar só que não há como não se sentir bem-vindo, Há uma variedade muito grande de produtos, que talvez você se sinta um pouco perdido!, Quem quiser também pode participar de cursos e palestras oferecidas no Espaço Gourmet. http://www.mercadomunicipal.com.br/home.html

Quando visitar o local, não deixe de provar o tradicional pastel de bacalhau ou o sanduíche de mortadela. Não se esqueça de dar uma olhada nos preços antes, porque várias barracas oferecem o mesmo prato, mas com preços diferentes.





Mosteiro de São Bento

É uma Igreja muito bonita, próxima ao metrô São Bento. A visita não leva muito tempo, mas vale a pena pela arquitetura e pela história. Quem gosta de música, pode assistir às missas com canto gregoriano que ocorrem de 2ª a 6ª ás 7h00 da manhã, no sábado às 6h00 e no domingo às 10h00, sendo a última também com órgão.

Não se esqueça de dar uma olhada no site para saber os horários em que a Igreja fica aberta: http://www.mosteiro.org.br/index.php

Você também pode aproveitar o passeio para visitar outros lugares que ficam próximos da região como o Centro Cultural Banco do Brasil e o prédio do Banespa, de onde você pode ter uma vista panorâmica de São Paulo ao subir no terraço ou visitar o museu situado no 2º e 3º andar que preserva pinturas, tapeçarias e documentos da instituição.


Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil ocupa um prédio construído em 1901, que antigamente era uma sede do próprio banco e depois foi reformado e restaurado para abrigar o Centro Cultural.

Quando fui pela última vez, estava acontecendo uma exposição sobre contos de fadas chamada "Era uma vez... arte conta histórias do mundo" que me fez ter vontade de voltar muitas outras vezes. Queria tirar fotos do local, mas não pude porque tem que ter autorização, e é por isso que não tenho nenhuma foto do lugar aqui.

Há atividades como palestras, apresentações de fotografia, artes e dança. Também é possível fazer uma visita agendada com guias que vão te explicar sobre a arquitetura do prédio.

O edifício de cinco andares possui teatro, sala de cinema, salas de exposições, livraria, café e bomboniere. Quem gosta de se sentar ao ar livre para tomar alguma coisa, vai se sentir à vontade em sentar às mesas do café que ficam na parte de fora do Centro Cultural.

http://www.bb.com.br/portalbb/home21,128,128,0,1,1,1.bb
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
01012-000 / São Paulo (SP)
(11) 3113-3651/3652
ccbbsp@bb.com.br
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 20h.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Pequeno manual de sobrevivência All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates