Sobre o blog

O Pequeno Manual de Sobrevivência foi pensado como um blog que procura dar uma pequena ajuda no dia-a-dia através de textos sobre bem-estar, relacionamentos, pensamentos, questões do dia-a-dia ...

...ou posts mais simples que podem ajudar você na hora de escolher bons livros, filmes, produtos e bons programas, tudo para ajudá-lo a sobreviver na cidade, vivendo bem e, de preferência, sem gastar tanto!

O Pequeno Manual cabe no seu bolso e pode ser usado a qualquer hora! Seja bem vindo e sinta-se à vontade!































0

Quando é hora de fazer uma pequena faxina no seu armário e na sua vida?

Posted by Fernanda on 13:58 in


Quem nunca pensou em aproveitar o tempo ocioso para arrumar aquela bagunçinha do armário, mas acabou desistindo da arrumação ao abrir a primeira gaveta?
Situações como essa são deixadas para depois porque nos dão trabalho, parecem desagradáveis... mas a verdade é que arrumar os armários também ajuda a organizar nossos pensamentos e seguir diante com a nossa vida.

Também não podemos esquecer quanto tempo perdemos no dia-a-dia procurando aquelas coisas que somem quando menos se espera. Arrumar qualquer bagunça nos ajuda a organizar os pensamentos, simplifica a sua vida e diminui o número de visitas do duende verde que adora sumir com tudo.

O armário pode ser visto simbolicamente como uma parte de nós, onde guardamos coisas que não servem mais. Temos papéis, roupas, brinquedos e objetos antigos que não queremos jogar fora porque nos remetem a situações, pessoas ou sentimentos que nos fazem sentir bem, ou não.

Há pessoas que sofreram muito com o término de um relacionamento ou com a perda de alguém, e continuam guardando objetos que foram dados ou pertenceram a essa pessoa por uma questão de apego, que muitas vezes não é apenas material, é emocional. O mesmo ocorre com objetos que nos lembram situações da nossa vida que nos deixam angustiados, mas dos quais não temos coragem de nos desfazermos.

Quando guardamos por muito tempo objetos de pessoas que se foram de nossas vidas, ficamos presos ao sofrimento que as lembranças trazidas por aqueles objetos nos provocam. É preciso se desfazer dessas coisas para que você possa seguir em frente, abrindo espaços na sua vida e no seu armário para outras pessoas (não que você vá por alguém lá dentro...haha) viagens e pensamentos.

Quando nos prendemos ao passado, é impossível desfrutar as coisas boas que se apresentam diante de nós. Não podemos viver em dois tempos diferentes.Também guardamos coisas desnecessárias porque achamos que poderemos precisar delas depois, mas essa sensação também é um disfarce usado pelo apego, que é o monstro do armário de nós adultos. Todos temos medo do amanhã, e é por isso que sentimos tanta dificuldade em deixar qualquer coisa ir embora.

Mesmo parecendo ser uma tarefa chata, arrumar o armário pode ser muito engraçado.
Da última vez que arrumei o meu, foi apenas para achar a blusa do Brasil por causa do segundo jogo da Copa desse ano. Haviam 4 anos que eu usava a blusa como pijama. No dia do jogo, ela sumiu.

Aproveito para perguntar aqui: qual foi a coisa mais bizarra que você achou no meio da sua bagunça?

Bom...Para terminar, qualquer que seja sua dificuldade em se desfazer de objetos, seguem algumas dicas na hora de fazer a faxina no armário:

- Tenha caixas, etiquetas, sacos de lixo e pastas à mão quando fizer a faxina.
- Se estiver sozinho, aproveite para ouvir rádio enquanto faz a tarefa. O tempo passa mais rápido.
- Se quiser, você pode chamar um amigo(a) para te ajudar.
- Pense qual a forma de tornar o seu armário mais prático: organizar objetos e roupas por cores, estações, freqüência de uso...
- Se você tem problemas para se desfazer de roupas ou objetos que guardou porque te lembram alguém, não se preocupe, não precisa jogar tudo fora. Selecione três ou quatro dentre aqueles que te lembram aquela pessoa e doe o resto. Apenas procure não guardar aquilo que te faz mal.
- Se você tiver medo de se arrepender em doar algo pelo qual tem apego, tire uma foto do objeto, assim você ainda o terá com você.
- Quando tiver dúvida se deve ou não guardar um objeto/roupa, se pergunte se aquilo vai servir para alguma coisa ou se você está guardando apenas porque não quer se desfazer. Se o objeto em questão não é usado há mais de seis meses, provavelmente você não o usará mais.
- Se você guarda roupas antigas que não servem mais porque pensa em usá-las depois de perder peso, eu recomendo que você as doe. Você precisará de roupas novas que se adeqüem ao seu corpo, sem falar que não há nada de errado em se presentear depois de alcançar um objetivo.

OBS:Se você acabar mesmo pegando no batente, aproveite também para tirar tudo daquele cômodo que está sempre entulhado de coisas e que poderia ser utilizado como escritório,sala de TV ou quarto de hóspedes : D

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Pequeno manual de sobrevivência All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates